Facebook
Twitter
Facebook
Logomarca
Publicidade
Notícias
XXIX Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde
WebRádio

Compromisso com avanços no SUS une secretários municipais de Saúde do Paraná

Terminou às 12h30 dessa quarta-feira, 18 de dezembro, o XXIX Congresso Estadual de Secretários de Saúde do Paraná, com a marca do compromisso de trabalhar para a ampliação e melhoria do SUS, em todos os municípios do estado, com o financiamento solidário das três esferas de governo.

Compromissos, objetivos e reivindicações estão definidos da Carta de Maringá, aprovada no encerramento do Congresso Estadual do Cosems-PR. Participaram 532 inscritos, entre secretários e técnicos de Saúde de 320 municípios paranaenses.

Antes da aprovação da Carta de Maringá aconteceu a eleição da diretoria para a gestão 2014-2016. A secretária de Saúde de Ubiratã, Cristiane Martins Pantaleão, foi eleita a frente de chapa de consenso, sucedendo o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, na presidência do Cosems-PR.

Positivo

O Congresso desse ano foi aberto com a presença do governador Beto Richa, que lançou o Telessaúde Paraná e Hospsus fase III. O Telessaúde vai equipar unidades de saúde com computadores e sistemas de telemedicina, oferecendo apoio diagnóstico aos médicos em todas as regiões do Paraná. O Hospsus é um programa que financia hospitais filantrópicos do estado.

Os temas debatidos nas conferências gerais e nas oficinas reuniram autoridades e técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, técnicos do Conasems, do Cosems-PR e de municípios.

Sucesso

Também no final do evento foram premiados os três melhores trabalhos de casos bem-sucedidos na saúde pública nos municípios do Paraná. Foram inscritos 52 trabalhos, sendo 14 selecionados para o Congresso Estadual.

Todos os casos eram relevantes e de qualidade, tornando muito difícil a escolha dos vencedores:

1ª Lugar
Municipio: Piraquara
Título: Implantação de um projeto piloto de Acolhimento Humanizado na UBS Tia Tiana na cidade de Piraquara/PR 
Autor: IVANILDE GONÇALVES DO NASCIMENTO

2ª Lugar
Municipio: Castro
Titulo: Melhoria da qualidade da água para o consumo humano através da parceria da Vigilância em Saude e Estratégia Saude da Familia no municipio de Castro.
Autor: NATALIE COTRIM ZAHDI

3ª Lugar
Municipio: Ponta Grossa 
Título: Fortalecendo a ESF em Ponta Grossa com foco na gestão da clinica ampliada e no cuidado integral em todos os ciclos de voda. Experiência de integração ensino/serviço. PET/UEPG e SMS. 
Autor: ERILDO VICENTE MULLER

Homenagens

Foram homenageadas duas pessoas que dedicaram grande parte das suas vidas ao SUS, como secretários de Saúde, com muita participação no Conselho Estadual de Secretários Estaduais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).

  • Mauro Campiolo foi secretário de Saúde de Astorga por quase 10 anos, tendo realizado um trabalho marcante e bem-sucedido. Foi diretor do Cosems-PR, em várias áreas. Ele recupera-se de um AVC. (HOMENAGEM E FOTOS)
  • Margarete Debertolis foi secretária de Saúde de Matelândia e vice-presidente do Cosems-PR. Teve que se afastar para lutar contra um câncer. Não pode estar presente.

A palavra dos presidentes

O secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, que deixou a presidência do Cosems-PR, disse que “o evento mostrou a credibilidade do Cosems-PR, seu alcance e consolidação como voz dos prefeitos e secretários municipais do Paraná nos pleitos pela melhoria da saúde pública, com o devido financiamento solidário das esferas de governo – municípios, estados e União”.

A presidente para a gestão 2014-2016, empossada logo após a eleição, Cristiane Martins Pantaleão, secretária de Saúde de Ubiratã, disse que “o grande desafio é continuar o fortalecimento do Cosems-PR para torna-lo cada vez mais um instrumento de apoio aos secretários municipais de Saúde do Paraná”. Para ela, “Nardi é insubstituível e o Cosems continuará contando com o seu apoio, conhecimento e dinamismo, qualidades que o levaram a ser presidente do Conselho Nacional (Conasems) por três gestões, algo inédito nos conselhos”.

Depoimento

O SUS do Paraná tem alma - Emoção sincera e forte no encerramento do Congresso

Atuando na cobertura de eventos há muitos anos, inclusive na área da saúde pública, nunca vi um evento com uma participação tão entusiasmadas dos participantes e uma emoção real como a que marcou o encerramento do 29º Congresso Estadual do Cosems-PR.

Há uma vontade explícita dos gestores e técnicos de unir esforços para melhorar o serviço público de saúde. Essa vontade é tão ou mais importante do que os recursos necessários para custeio e investimentos na área. Ela revela o lado humano de um sistema único gigante e complexo, certamente o pilar mais importante para sustentar avanços no atendimento à população.

O reconhecimento a pessoas como Margarete Debertolis e Mauro Campiolo revela amor e respeito a uma história pouco conhecida, construída com muito sacrifício, passo a passo, nos atendimentos de saúde dos municípios do Paraná. Exemplos de quem conseguiu realizar muito, mesmo que os recursos não fossem suficientes.

O SUS do Paraná tem uma alma, feita com os nomes desconhecidos ou não de gente de valor, que têm tido a coragem de trocar a sua própria saúde pela sobrevivência de quem mais precisa. Uma esperança, uma luz que clareia o caminho para um SUS melhor.

Por: Diniz Neto

Confira as fotos deste evento:

Album 1

Album 2

Album 3

Top 10
01
Work (Explicit) ft. Drake
Rihanna
02
Ocean Drive
Duke Dumont
03
Pedra Murano
NX Zero
04
Work from Home
Fifth Harmony
05
Tarde Livre
Selvagens à Procura de Lei
06
Hotline Bling
Drake
07
Fast Car
Jonas Blue
08
Dangerous Woman
Ariana Grande
09
No Way No
Magic!
10
Wake me Up
Avicii
publicidade
Bt
Vídeo em Destaque
''SEU CUPOM FISCAL VALE MUITO PARA NÓS''
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Facebook
Facebook
Youtube
Email: webradiohits@hotmail.com Tel:(42) 3646-27 76 ou (42) 9958-2776
Radio Online Hits 2013 ©Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: ELLOS DESIGN