Facebook
Twitter
Facebook
Logomarca
Publicidade
Notícias
Ex-diretor-geral da (Alep) é condenado a 255 anos de prisão...
WebRádio

O ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Abib Miguel, conhecido como Bibinho, foi condenado a 255 anos e seis meses de prisão por 59 atos de lavagem de dinheiro, entre 2000 e 2010. A decisão, da qual cabe recurso, é do juiz José Daniel Toaldo, da 4ª Vara Criminal de Curitiba.

Além da pena de reclusão, ele foi condenado a pagar cerca de R$ 1,5 milhão - referente a 1.250 dias-multa, de acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR). A decisão judicial foi proferida na sexta-feira (8).

Conforme a decisão, os crimes de lavagem de dinheiro foram cometidos por uma organização criminosa comandada por Bibinho. Dos 11 denunciados pelo MP-PR, outras sete pessoas foram condenados - entre elas, a mulher, duas filhas e um filho de Bibinho -, duas absolvidas e uma morreu durante o processo.

Os oito condenados também estão proibidos de exercer cargo ou função pública. A sentença decretou ainda o ressarcimento dos prejuízos aos cofres públicos e a perda de bens do ex-diretor-geral, de empresas dele e de terceiros envolvidos nos fatos.

"Verificou-se, nos presentes autos, que os réus (totalizando em 8 integrantes) eram estrututalmente ordenados e dividiam tarefas entre si, com o objetivo de obter vantagem financeira por meio da lavagem de dinheiro público desviado", diz trecho da decisão.

No total, de acordo com a decisão, foi decretada a perda de 114 imóveis, 70 veículos, maquinários e valores em dinheiro. A maioria dos bens, segundo a sentença, está registrada em nome de Abib Miguel, de familiares e de empresas criadas por ele.

Quanto à participação da família de Bibinho, o juiz apontou que eles "viviam às custas dos nefastos rendimentos de tais bens e possuíam, conforme já fundamentado, plena consciência de suas origens espúrias."

O magistrado indicou também que a filha Luciana Lara Abib integrou a organização criminosa quando ainda era adolescente, em 2001. "Entre os filhos, foi quem se destacou na administração desses bens, conforme anteriormente detalhado", explicou.

Quem são os condenados:

(todos os condenados também foram multados)

  • Abib Miguel (Bibinho): 255 anos e 6 meses de prisão
  • Eduardo Miguel Abib (filho de Bibinho): 103 anos e 6 meses de prisão
  • Ehden Abib (irmão de Bibinho): 28 anos, 7 meses e 10 dias de prisão
  • Edivan Bataglin (agricultor): 29 anos e 6 meses de prisão
  • Isabel Stein Miguel (filha de Bibinho): 64 anos, 7 meses e 10 dias de prisão
  • Luciana de Lara Abib (filha de Bibinho): 114 anos, 11 meses e 26 dias de prisão
  • Marion Varassin de Lara Miguel (esposa de Bibinho): 27 anos, 10 meses e 16 dias de prisão
  • Sandro Bataglin (vendedor): 15 anos e 6 meses de prisão
  • Antonio Abib e Pedro Abib: absolvidos
  • José Domingos Scarpelini: morreu durante o processo
  •  

O advogado de defesa de Bibinho, Acir Bueno Camargo, disse que vai examinar a decisão e tomar a posição que for juridicamente possível no caso.

G1 tenta contato com as defesas dos outros condenados.

Esquema de desvio

A denúncia do MP-PR apontou que o ex-diretor-geral comandou um esquema de desvio de dinheiro da Alep entre 1997 e 2014. A promotoria apurou que foram desviados cerca de R$ 260 milhões, em valores atualizados, por meio de 97 funcionários fantasmas.

Bibinho - e outros diretores já condenados - pagou para que algumas pessoas cedessem nomes para figurarem como funcionários, segundo o MP-PR. Outros nomes foram inseridos nas folhas de pagamento com o uso de documentos obtidos sem o conhecimentos dos envolvidos.

Fonte: G1

 

Top 10
01
Work (Explicit) ft. Drake
Rihanna
02
Ocean Drive
Duke Dumont
03
Pedra Murano
NX Zero
04
Work from Home
Fifth Harmony
05
Tarde Livre
Selvagens à Procura de Lei
06
Hotline Bling
Drake
07
Fast Car
Jonas Blue
08
Dangerous Woman
Ariana Grande
09
No Way No
Magic!
10
Wake me Up
Avicii
publicidade
Bt
Vídeo em Destaque
''SEU CUPOM FISCAL VALE MUITO PARA NÓS''
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Facebook
Facebook
Youtube
Email: webradiohits@hotmail.com Tel:(42) 3646-27 76 ou (42) 9958-2776
Radio Online Hits 2013 ©Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: ELLOS DESIGN