Facebook
Twitter
Facebook
Logomarca
Publicidade
Notícias
Como é feito o Leite Condensado ?
WebRádio

Pudim, pavê, brigadeiro e tortas são alguns exemplos de sobremesas feitas com um famoso produto industrializado, o leite condensado. Mesmo sendo muito apreciado por um grande número de pessoas, nem todos sabem como ele é produzido! Vamos saber mais sobre o assunto?

O leite condensado é um produto industrial que foi desenvolvido pela primeira vez em 1853 por um norte-americano chamado de Gail Borden Jr. Ele é produzido a partir do aumento da concentração do leite, isto é, há uma diminuição da quantidade de líquido (a água) e o aumento da quantidade de componentes sólidos, como os açúcares.

O termo condensado não quer dizer que o leite obtido da vaca passa pelo processo físico denominado de condensação. A condensação refere-se à passagem de um material do estado gasoso para o estado líquido, e isso não é o que acontece com o leite condensado, pois um dos objetivos do seu processo de produção é retirar parte da água.

A produção do leite condensado envolve algumas etapas importantes. São elas:

  • Centrifugação

O leite é colocado em uma centrífuga (equipamento que o faz girar em 360 graus), o que faz com que todas as suas impurezas sejam deslocadas para o fundo do recipiente em virtude da diferença de densidade dos materiais presentes na mistura.

  • Filtração

O leite é retirado da centrífuga e passa por um filtro para retirar toda e qualquer impureza sólida ainda presente.

  • Pasteurização

Nessa etapa, o leite é aquecido até a temperatura de 75 oC e, em seguida, resfriado bruscamente para 20 oC. Esse método é realizado para a eliminação de micro-organismos (fungos e bactérias) que possam estar presentes na mistura.

  • Adição de açúcar

Após a pasteurização, o leite recebe uma generosa quantidade de açúcar (sacarose). Além de ficar bem adocicado, a alta quantidade de açúcar impede o desenvolvimento de fungos e bactérias. São adicionados cerca de 180 gramas de açúcar por litro de leite.

  • Evaporação

A mistura de leite e açúcar é adicionada a um equipamento (que controla pressão e temperatura) onde será aquecida até uma temperatura máxima de 70 oC. O aquecimento segue até que cerca de 60% da água seja evaporada. Quando essa quantidade de água tiver sido eliminada, o aquecimento é interrompido e a mistura é submetida a um súbito resfriamento (até 18oC).

  • Adição de lactose em pó

Ao final, é adicionada uma quantidade de lactose para aumentar a viscosidade do líquido e evitar a cristalização (material sólido deixa de estar dissolvido e passa a ser visível a olho nu) do açúcar.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Top 10
01
Work (Explicit) ft. Drake
Rihanna
02
Ocean Drive
Duke Dumont
03
Pedra Murano
NX Zero
04
Work from Home
Fifth Harmony
05
Tarde Livre
Selvagens à Procura de Lei
06
Hotline Bling
Drake
07
Fast Car
Jonas Blue
08
Dangerous Woman
Ariana Grande
09
No Way No
Magic!
10
Wake me Up
Avicii
publicidade
Bt
Vídeo em Destaque
''SEU CUPOM FISCAL VALE MUITO PARA NÓS''
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Facebook
Facebook
Youtube
Email: webradiohits@hotmail.com Tel:(42) 3646-27 76 ou (42) 9958-2776
Radio Online Hits 2013 ©Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: ELLOS DESIGN