Facebook
Twitter
Facebook
Logomarca
Publicidade
Notícias
Tira-dúvidas: como refrescar o gatinho no calor
WebRádio

Quando chega o verão, donos de gatos já se preocupam com o que fazer para amenizar a sensação de calor que os bichinhos sentem, sem fazê-los sofrer. Hoje em dia, muitas técnicas que não funcionam são disseminadas pela internet – o que não ajuda a resolver o problema.

Para revelar o que é mito e o que verdade quando o assunto é o calor dos gatinhos, o médico veterinário da clínica Gattos e professor na Universidade Metodista de São Paulo, Alexandre Daniel, responde às dúvidas mais comuns.

Gatos sentem mais calor do que cachorros?
Não existem diferenças na sensação térmica de calor entre as duas espécies. O que pode modificar isso é a quantidade e o comprimento dos pelos e a obesidade – fatores que podem diminuir a perda de calor.

Como refrescar os gatos dentro de casa?
É preciso que o animal tenha acesso a regiões de sombra e fique em áreas frescas e ventiladas. Também é importante disponibilizar água fresca em diversos pontos da casa. Alguns gatos podem gostar de brincar com cubos de gelo colocados dentro da vasilha de água, o que também pode auxiliar o bichano a beber mais água.

Como refrescá-los na rua?
Na rua, certamente eles procuram sombras, copas de árvores e locais escondidos, ficando muito mais frescos que os que vivem dentro de casa.

Escovar o pelo ajuda?
Não. Somente a tosa auxilia a reduzir o calor, pois gatos com pelo longo sofrem mais no verão.

É permitido fazer a tosa em casa?
O importante é nunca tosar regiões como o terço final da cauda (próximo à ponta) ou os bigodes. Se o proprietário tiver a máquina e os instrumentos, além de experiência, pode realizar a tosa em casa. Do contrário, é melhor procurar um profissional habilitado, para maior segurança de seu bichinho.

É recomendado molhar o gato, colocar toalhas úmidas ou usar vasilha alta?
Não existe nenhuma indicação de molhar o animal e colocar toalhas úmidas. Esses procedimentos são extremamente estressantes para os gatos. Os bichanos não gostam que inflijam nada contra sua vontade.

É necessário usar protetor solar?
Não, o protetor solar é indicado apenas em alguns animais, como gatos com extremidades brancas, para prevenção de queimaduras solares e até alterações neoplásicas de pele.

Ventiladores e ar-condicionado são indicados?
Em algumas situações, o uso de ventiladores (não diretamente apontados para o gato) e aparelhos de ar-condicionado podem ser de grande valia. O ideal é sempre ter bom senso e perceber se o animal está confortável. Não deixar o vento forte direcionado para o gato é importante.

Colocar gelo funciona?
Apenas se puser continuamente na vasilha. Se o gato gostar de brincar com os cubos de gelo dentro da vasilha de água, a técnica ajuda a fazê-lo beber mais água.

Quais riscos o calor excessivo pode trazer aos gatos?
Assim como nos cães, o aumento de temperatura além dos limites fisiológicos pode ocasionar graves alterações cardiovasculares e neuromusculares. Se não for tratada a tempo, pode gerar colapso cardiorrespiratório e até a morte.

O peso e a idade interferem nos riscos de hipertermia?
Animais recém-nascidos são mais sensíveis à hipotermia e à hipertermia. Já os obesos são mais sensíveis a hipertermia.

Como identificar hipertermia no gato? Quais são os sinais?
O animal pode ficar muito prostrado e largado, chegando a até respirar de boca aberta. O ideal é, na presença de sinais assim, tentar refrescar ao máximo o ambiente, além de oferecer água fresca em uma vasilha. Se o animal estiver preso em algum lugar sem sombra, leve-lo à sombra e avalie por alguns minutos, até sua recuperação. Se não houver melhora, procure imediatamente socorro veterinário.

Fonte: O Estadão

Top 10
01
Work (Explicit) ft. Drake
Rihanna
02
Ocean Drive
Duke Dumont
03
Pedra Murano
NX Zero
04
Work from Home
Fifth Harmony
05
Tarde Livre
Selvagens à Procura de Lei
06
Hotline Bling
Drake
07
Fast Car
Jonas Blue
08
Dangerous Woman
Ariana Grande
09
No Way No
Magic!
10
Wake me Up
Avicii
publicidade
Bt
Vídeo em Destaque
''SEU CUPOM FISCAL VALE MUITO PARA NÓS''
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Facebook
Facebook
Youtube
Email: webradiohits@hotmail.com Tel:(42) 3646-27 76 ou (42) 9958-2776
Radio Online Hits 2013 ©Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: ELLOS DESIGN